Experiente, Emanuel diz que momentos de lazer são fundamentais nos Jogos
Medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas junto com Ricardo, Emanuel, do vôlei de praia, é um dos atletas mais experientes da delegação brasileira nas Olimpíadas de Pequim. O paranaense se prepara para disputar os Jogos pela quarta vez com a experiência de quem já viveu emoções diferentes na competição: da tristeza em Atlanta/1996 e Sydney/2000, quando passou longe do pódio (ao lado de Zé Marco e Loiola, respectivamente), à glória na Grécia.
A partir da próxima sexta-feira, o atleta tentará colocar em prática toda o aprendizado acumulado ao longo de tantas participações olímpicas - justamente na China, onde a sabedoria é uma das qualidades mais valorizadas - para conquistar o bicampeonato. Aos 35 anos, Emanuel acredita que está pronto para encarar de frente os medos inevitáveis no caminho do topo do mundo.
- Você aprende que a Olimpíada é uma competição completamente diferente das outras. Você passa por uma série de temores, medo do primeiro jogo, dos jogos muito "fáceis", quando um adversário te surpreende, das semifinais, das finais, de lesões....É preciso estar pronto para enfrentar tudo isso - afirma Emanuel.
Clique aqui e confira o blog de Ricardo e Emanuel!
Nove vezes campeão do Circuito Mundial (cinco ao lado de Ricardo), o atleta lembra que, em sua estréia nos Jogos Olímpicos, a inexperiência pesou contra.
- Na primeira vez que fui às Olimpíadas, eu ficava andando pela Vila, não tinha muita noção do que estava acontecendo. Tirei muitas fotos, uns 12 rolos de filmes - conta.
Para evitar que a situação se repita com os brasileiros que vão a Pequim, Emanuel listou, a pedido do GLOBOESPORTE.COM, dicas preciosas para os nossos atletas, sejam eles novatos ou não:1 - Faça a programação de todas as atividades do dia. Se isso não acontecer, você perde o foco, quer fazer muitas coisas e acaba não fazendo a preparação adequada para competir. 2 - Se adaptar ao horário em que você vai competir é fundamental. Quando começarmos a aclimatação, até nossa alimentação já vai ser pensada de acordo com o horário dos nossos jogos. 3 - Antes das grandes competições, faça o que gosta. O ideal é tentar esquecer que você está nas Olimpíadas quando faltar pouco tempo para competir. Você não vai poder mudar nada àquela altura, o que está feito, está feito. Em Atenas, nossos jogos eram às 18h30. Cerca de uma hora antes, assistia a filmes, enquanto o Ricardo ficava na internet. 4 - Confie na comissão técnica. Quando você está nas Olimpíadas, acha que sabe tudo. Mas, se sua equipe for bem preparada, poderá captar detalhes que você vai perder. É preciso estar atento. 5 - Lembre que cada minuto é muito importante. Dê seu máximo durante cada momento. As Olimpíadas são a chance de qualquer atleta de mostrar o seu melhor.
0 comentários:
Postar um comentário