domingo, 10 de agosto de 2008

Marta desencanta, meninas vencem Coréia do Norte e lideram o Grupo F

Eleita pela Fifa a melhor jogadora de futebol do mundo nos últimos dois anos, Marta desencantou nas Olimpíadas de 2008 neste sábado e ajudou a seleção brasileira feminina a vencer por 2 a 1 a Coréia do Norte, em Shenyang. Daniela Alves também marcou, e Kum Suk Ri descontou nos acréscimos.

Com quatro pontos, o Brasil lidera o Grupo F por ter mais gols marcados. Na próxima terça-feira, o time encara a fraca e eliminada Nigéria na última rodada, às 6h (de Brasília), em Pequim, e precisa apenas de um empate para ir às quartas-de-final. Os dois primeiros classificados de cada chave avançam, assim como os dois melhores terceiros lugares.

Se terminar na liderança, provavelmente a equipe de Jorge Barcellos vai encarar os Estados Unidos, que devem ficar com a segunda posição do Grupo G. Nas últimas Olimpíadas, a seleção americana ganhou a medalha de ouro vencendo as brasileiras na final. Liderada por Marta, o Brasil deu o troco na Copa do Mundo de 2007, eliminando os EUA na semifinal. As americanas fizeram até um comercial pedindo a revanche contra a seleção canarinho em Pequim.

A Alemanha, que bateu a Nigéria por 1 a 0 mais cedo, é a segunda colocada do Grupo F, também com quatro pontos. As norte-coreanas aparecem em terceiro, com três. A Nigéria, sem pontuar até agora, está eliminada. Alemanha e Coréia do Norte se enfrentam terça, em Tianjin, também às 6h (de Brasília).

Uniforme sem escudo da CBF

Agência/AP
Ronaldinho e os demais jogadores do time masculino assistem ao jogo das meninas
A seleção entrou em campo sem o escudo da CBF. A pedido do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a organização aceitou tirar o emblema da camisa, já que o regulamento do Comitê Olímpico Internacional (COI) determina que os atletas não podem participar dos Jogos com símbolos de federações nacionais no uniforme.

No domingo, o time masculino também enfrentará a Nova Zelândia sem o escudo e as cinco estrelas do pentacampeonato mundial. Mais uma vez, o time de Dunga foi ao estádio neste sábado prestigiar as meninas e levou ao delírio os torcedores em Shenyang.

Correria norte-coreana, gols brasileiros

O técnico Jorge Barcellos começou a partida com uma mudança. A zagueira Érika entrou como titular, no lugar de Andréia Rosa, que atuou contra a Alemanha na estréia. E Érika teve que suar bastante no início do jogo: as norte-coreanas corriam muito, indo para cima da defesa brasileira, mas abrindo espaço para contra-ataques.

O nervosismo marcou os primeiros minutos da seleção brasileira. Marta chegou a receber um cartão amarelo por reclamação. Assim como na estréia, o calor atrapalhava. Várias vezes, as jogadoras foram à beira do gramado beber água.

Afoita, a seleção da Coréia do Norte acabou sendo castigada pelos próprios erros, para alegria das brasileiras, que tentavam ir à frente com Marta, Daniela Alves e Cristiane.

Aos 14 minutos, o primeiro gol do Brasil nos Jogos de Pequim. Jong Ran Om recuou para a goleira Myong Hui Jon na área, Daniela Alves não desistiu da jogada e correu atrás da bola. A camisa 1 norte-coreana se enrolou, a atacante brasileira roubou a bola e abriu o placar.

Agência/EFE
Marta abraça Daniela Alves, autora do primeiro gol do Brasil nas Olimpíadas
O Brasil cresceu após o gol. E quase chegou ao segundo seis minutos depois. Marta arrancou pela esquerda e cruzou para Formiga, que deu um peixinho mas pegou mal na bola, que foi para fora.

O segundo gol saiu aos 22, com a melhor do mundo. Marta iniciou o contra-ataque no meio-campo e deu para Cristiane. A camisa 11 avançou pela esquerda, chegou perto da área e tocou para Marta, que entrou pelas costas da zagueira. A craque ganhou a dividida com duas rivais, virou-se e tocou para o fundo da rede: 2 a 0.

Aos 26, Marta teve a chance de marcar de novo, mas cabeceou para fora, rente ao travessão, depois de um cruzamento de Rosana.

Logo no início do segundo tempo, a camisa 10 teve grande chance na pequena área, mas a goleira Myong Hui Jon defendeu. Porém, a Coréia do Norte cresceu e passou a sufocar as brasileiras.

Aos 11, Son Hui Kil cobrou escanteio e quase marcou um gol olímpico, evitado pela goleira Andréia. Dois minutos depois, a zaga brasileira se enrolou e Un Gyong Ri perdeu a oportunidade de diminuir o placar.

O Brasil segurou a correria asiática até os acréscimos, mas a Coréia do Norte conseguiu descontar com Kum Suk Ri, já aos 47.

0 comentários: