domingo, 10 de agosto de 2008

Em dia de Ronaldinho Gaúcho, Brasil goleia Nova Zelândia e está classificado

Sem escudo da CBF, as cinco estrelas e a camisa amarela, a seleção brasileira vestiu o uniforme todo azul e apostou no talento de Ronaldinho Gaúcho neste domingo. Deu certo. E muito. O camisa 10 deu show em Shenyang, marcou duas vezes e comandou a equipe na goleada por 5 a 0 sobre a Nova Zelândia, que garantiu a classificação às quartas-de-final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Após uma estréia difícil contra a Bélgica (1 a 0), o time de Dunga fez um excelente primeiro tempo e manteve o ritmo no segundo. De quebra, contou com um camisa 10 inspirado por 90 minutos, viu Alexandre Pato desencantar, achou em Marcelo uma boa opção de ataque e mostrou que é forte candidata à inédita medalha de ouro. Além de Ronaldinho, Anderson, que também teve boa atuação, Pato e Rafael Sobis marcaram. Os chineses retribuíam com gritos de "ohhh" a cada jogada de efeito dos craques. Trilha sonora de espetáculo.

Na liderança do Grupo C, a seleção soma seis pontos. China (um ponto) e Bélgica (zero) jogam ainda neste domingo, também em Shenyang. Se terminar em primeiro lugar, o Brasil enfrentará o segundo do Grupo D, que tem Itália, Camarões, Coréia do Sul e Honduras. Caso fique na segunda posição, encara o líder da chave da Azzurra.

Na quarta-feira, a equipe de Dunga enfrenta os chineses, em Qinhuangdao, às 8h45m (de Brasília). Se a China vencer os belgas neste domingo, a partida decidirá a liderança do Grupo C. O jogo terá transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

. Veja a galeria de fotos com as melhores imagens da partida


Ronaldinho deita e rola em campo

Agência/AP
Ronaldinho e Diego abraçam Anderson, sentado no chão, após o primeiro gol
A seleção precisou de apenas dois minutos para abrir o placar, com bela ajuda da zaga neozelandesa. Nelsen tocou para um companheiro na entrada da área, mas Diego foi mais esperto, roubou a bola e tocou para Anderson. O ex-gremista bateu de primeira e o goleiro Spoonley defendeu. No rebote, Anderson teve que tentar mais duas vezes para conseguir colocar a bola para dentro.

O gol deixou o time de Dunga bem mais solto. A fragilidade do rival também ajudava, e Ronaldinho aproveitou para ganhar ritmo de jogo e fazer a festa da torcida com lances bonitos. Marcelo e Diego também se destacaram, sendo boas opções no ataque.

Para compensar a falta de técnica, a Nova Zelândia tentava se fechar na zaga. Em ataques do Brasil, até nove neozelandeses, sem contar o goleiro, ficavam na área. Aos 24, Anderson tentou furar o bloqueio com um chute de longe, mas a bola passou perto.

Aos 33, o segundo gol brasileiro. Ronaldinho deu excelente passe para Marcelo na esquerda, o lateral cruzou, Pato se antecipou bem e tocou, com estilo, de cabeça para fazer 2 a 0.

Na comemoração, o ex-colorado fez o famoso coração com os dedos, procurou uma câmera de TV e dedicou o gol ao pai, Geraldo, já que neste domingo comemora-se os Dias dos Pais.

Cinco minutos depois, a jogada mais bonita do primeiro tempo. Pena que foi anulada, por impedimento. Ronaldinho deu dois dribles desconcertantes pela esquerda, olhou para um lado e tocou para o outro, achando Pato na área. O atacante cruzou e Diego marcou, mas o árbitro, corretamente, deu posição irregular do atacante do Milan. Nas cadeiras, o time feminino dos Estados Unidos aplaudiu muito Ronaldinho.

Quando o segundo tempo começou, elas tiveram mais motivos ainda para saudar o camisa 10. Aos nove, o craque iniciou jogada que terminou em falta em Marcelo. Ronaldinho cobrou direto, rasteiro, a bola passou por todo mundo e entrou: 3 a 0. A garotada comemorou muito o gol com o camisa 10, capitão e jogador mais experiente do time.

Aos 16, o novo craque do Milan deitou e rolou, sempre pela esquerda. Primeiro, trocou passes com Marcelo. Depois, tabelou com Anderson, que devolveu de cabeça, entrou na área e foi derrubado por Sam Jenkins. Pênalti. Ronaldinho cobrou bem, no canto direito de Spoonley, e fez o quarto do Brasil.

Dez minutos depois, Dunga colocou Thiago Neves e Rafael Sobis em campo, tirando Diego e Pato. Um pouco antes, Rafinha deu lugar a Ilsinho. Sobis teve sua chance aos 32, em mais uma de Ronaldinho. O camisa 10 lançou do meio-campo, o atacante do Bétis entrou pela zaga e tocou pelo alto, por cima do gol. Três minutos depois, oportunidade para Thiago Neves, que pegou fraco em chute de fora da área, para defesa do goleiro. Aos 47, Sobis fez o seu, aproveitando passe dentro da área e tocando na saída de Spoonley: 5 a 0, fecharam-se as cortinas.

0 comentários: